Blog
Blog > Como declarar consórcio no imposto de renda

Como declarar consórcio no imposto de renda

Como declarar consórcio no imposto de renda

O ano já começou e junto deles algumas obrigações. Uma delas é a entrega do Imposto de Renda (IR). Afinal, se estou participando do Consórcio Jockey eu preciso declarar?

 

Muitos contribuintes utilizam o Consórcio Jockey para adquirir aquele bem tão sonhado, que pode ser um carro, uma casa ou um caminhão.

 

Entretanto, é muito importante que o consórcio seja declarado para que a Receita Federal saiba de onde vem o dinheiro que será usado para a compra do bem.

 

Também é preciso se atentar a um detalhe que, estando ou não contemplado, o participante necessita declarar o consórcio, porém de formas distintas.

 

Como declarar consórcio que ainda não foi contemplado

O participante precisa declarar a cota do consórcio no IR. Este procedimento é relativamente simples.

 

Para isso, o consorciado deve ir até a ficha chamada “Bens e Direitos” e inserir todas as parcelas que foram pagas no ano de 2018. Caso o seu consórcio tenha sido adquirido em anos anteriores, também será necessário informar os valores das parcelas pagas até o final dos respectivos anos.

 

Outro campo que também deve ser preenchido é o “Discriminação”, em que devem constar o nome e CNPJ da Administradora de Consórcios.

 

E para finalizar, o participante deve informar o tipo de bem do seu consórcio, o número de parcelas pagas e as que ainda vencerão.

 

Como declarar consórcio que já foi contemplado

Neste caso, o participante do Consórcio Jockey deverá começar pela mesma ficha: “Bens e Direitos”.

 

A diferença entre a declaração de um consórcio não contemplado e a de um consórcio já contemplado, é que deve contar o lance, caso ele tenha sido ofertado.

 

O campo “Discriminação” também deve ser preenchido com o nome e CNPJ da Administradora de Consórcios, bem como o tipo de bem do seu consórcio, o número de parcelas pagas e as que ainda vencerão.

 

Agora que você já sabe o que fazer na hora de declarar o imposto de renda, não esqueça das datas e já comece a planejar a sua declaração.

 

Lembre-se que é importante seguir todas essas dicas à risca, para que você não caia na malha fina.

 

 

Por que escolher Consórcio Jockey

O Consórcio Jockey possui anos de tradição e atua no segmento de consórcio em todo território nacional. Comercializamos cotas de imóveis, pesados e veículos e contamos com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para atender nossos clientes com excelência.

 

Nesses 55 anos de atividades no cooperativismo, sempre atuamos com parceria e compromisso. Nosso objetivo é garantir segurança e satisfação aos consorciados, prestando serviços de qualidade.

 

Entre em contato com o Consórcio Jockey agora mesmo para saber qual o melhor consórcio para você.