Blog
Blog > Como funciona a compra de carta de crédito contemplada

Como funciona a compra de carta de crédito contemplada

Como funciona a compra de carta de crédito contemplada

A ideia de entrar para um consórcio já contemplado pode até parecer muito atrativa, no primeiro momento, para muitas pessoas. Afinal, não é necessário esperar o sorteio do Consórcio Jockey para realizar aquele sonho antigo.

 

Entretanto, o Consórcio Jockey gostaria de orientar os interessados para os riscos que a compra de carta de crédito contemplada pode oferecer e, é por isso, que preferimos não realizar esse tipo de negócio.

 

Se você ficou interessado em saber as vantagens e desvantagens da compra de carta de crédito contemplada, continue a leitura deste post.

 

 

 

O que é uma carta de crédito contemplada?

A carta de crédito contemplada nada mais é do que o documento que o consorciado recebe quando é sorteado ou oferece um lance vencedor.

 

É ela que permite que o participante realize a compra do bem desejado, seja ele uma casa, um carro ou um caminhão.

 

O ato de comprar uma carta de crédito contemplada é a mesma coisa que pagar para entrar em um consórcio já no status de membro contemplado.

 

É comum encontrar ofertas de carta de crédito contemplada e isso acontece pelos mais diversos motivos, que pode ser desde a perda de interesse pelo bem até uma mudança na situação financeira do consorciado.

 

Também existem administradoras que negociam essas cartas de crédito contempladas, lucrando em cima do ágio.

 

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil. Suponha que um consorciado pagou 30 parcelas de mil reais até a contemplação e recebeu uma carta de crédito no valor de 100 mil reais. Entretanto, resolve vender sua carta contemplada por 40 mil reais. Essa diferença, no caso de 10 mil reais, é chamada de ágio.

 

É importante ressaltar que, além de pagar o valor pedido pelo vendedor, o comprador da carta de crédito contemplada também deve assumir seu lugar no grupo, realizando o pagamento das parcelas restantes.

 

As vantagens de entrar em um consórcio já contemplado

A grande vantagem de comprar uma carta de crédito contemplada é ter acesso ao bem imediatamente, assim como acontece em um financiamento.

 

Como a carta de crédito permite negociação em cima do pagamento à vista, essa pode ser uma boa ideia para quem encontrou uma boa oportunidade de negócio e não quer correr o risco de perdê-la.

 

Vamos imaginar que você tem 30 mil reais guardados e pretende comprar uma carta de crédito contemplada no valor de 250 mil. Sendo assim, você pode comprar o imóvel que deseja, desembolsando apenas 30 mil, e depois continuar pagando as parcelas do consórcio.

 

 

As desvantagens da carta de crédito contemplada

O Consórcio Jockey não comercializa carta de crédito contemplada, para evitar golpes, muito comuns nos dias de hoje.

 

Por isso, é fundamental alertar os interessados nesse negócio sobre os riscos. Confira!

 

  • É preciso se certificar se será aceito pela administradora de consórcio antes de realizar a compra da carta de crédito contemplada;
  • Há muita gente de má fé que oferece documentos inválidos apenas para lucrar em cima do comprador, entre eles: com a contemplação cancelada por falta de pagamento, pertencente a um grupo que não existe, sem contemplação verdadeira ou ainda carta falsificada;
  • Alguns cobram ágio muito alto, o comum é cerca de 30% a mais que o valor efetivamente pago, por isso é preciso pensar bem se vale a pena;
  • Adquirir uma carta de crédito contemplada já no final do consórcio irá exigir que o interessado desembolse um valor muito alto pelo crédito, sendo mais vantajoso comprar uma cota de um grupo novo.

 

Por isso, antes de comprar uma carta de crédito contemplada é preciso avaliar diversas possibilidades para não cair em armadilhas.

 

Veja abaixo alguns cuidados que podem diminuir as chances de problemas na compra de uma carta contemplada.

 

 

  • Calcule o ágio: quando se deparar com uma oferta muito tentadora, pare para calcular quanto vai pagar de ágio. Faça as contas para saber se realmente vale a pena correr esse risco ou se não é melhor entrar para um grupo novo.  
  • Conheça a administradora de consórcio: é fundamental realizar uma pesquisa sobre a administradora, para saber se ela é autorizada pelo Banco Central do Brasil. Confira também os índices de reclamações em sites especializados. O ideal é comprar carta de crédito contemplada apenas de administradoras conhecidas e consolidadas no mercado.

 

  • Procure saber mais sobre o grupo e a contemplação: vá até a administradora para saber se o grupo está ativo, se o contrato é original, se a cota está mesmo contemplada e se o crédito corresponde com o valor pago.
  • Feche negócio somente na sede da administradora.

 

 Como não cair no golpe da Carta Contemplada?

 

 

Como não cair no golpe da Carta Contemplada?

Se você tem interesse comprar uma carta de crédito contemplada, é preciso preciso estar atento para não cair em um golpe muito comum, chamado de golpe da carta contemplada.

 

Como falamos acima, você pode adquirir uma carta contemplada, desde que todo o processo seja feito com alguém de confiança. Porém, o problema é que os vendedores pedem um valor maior do que aquele que já foi pago como ágio.

 

O Consórcio Jockey ainda alerta que existem muitas cartas falsas circulando pelo mercado e os vendedores pegam o dinheiro do interessado e depois somem.

 

Pensando na possibilidade de golpe envolvendo a carta de crédito contemplada, selecionamos algumas dicas para você ficar atento quando algum vendedor oferecer algo muito vantajoso. Confira!

 

  • Desconfie de propostas mirabolantes, pois sabe-se que a maioria das cartas de crédito contempladas são vendidas com preço acima do valor que já foi quitado. Por isso dizemos que o ideal é iniciar um consórcio do zero.
  • Antes de fechar o negócio e assinar contrato, procure a operadora da carta de consórcio para saber se ela existe e se realmente foi contemplada. Muitas vezes o vendedor diz que faz parte da equipe, porém não tem nada a ver com a administradora.
  • Converse com o próprio titular do consórcio e procure saber o motivo da venda. Fuja dos intermediários.

 

Apesar de ser uma prática legal, o Consórcio Jockey recomenda que você inicie um consórcio próprio, direto com a administradora, para não correr o risco de cair no golpe e perder boa parte do dinheiro que havia guardado.

 

 

 

 

A venda da carta de crédito contemplada é legal no Brasil?

 

 

 

A venda da carta de crédito contemplada é legal no Brasil?

De acordo com a legislação brasileira, a negociação de uma carta de crédito contemplada é possível, porém só acontece em condições muito específicas e requer uma série de cuidados. Isso porque há pessoas que usam a promessa de carta de crédito contemplada unicamente para dar golpes.

 

Sendo assim, é importante avaliar dois fatores principais antes de comprar uma carta de crédito contemplada, que é a confiabilidade de origem e a autorização legal. Vamos entender melhor o que isso significa.

 

Confiabilidade de origem

É imprescindível que você só realize esse tipo de operação com pessoas que sejam de sua inteira confiança. Além disso, se possível, faça uma análise do histórico de transações similares realizadas pelo vendedor.

 

Outro ponto já comentado anteriormente é verificar se a carta de crédito realmente existe e se está mesmo contemplada.

 

Toda essa verificação pode ser feita na própria administradora, que também conseguirá informar, inclusive, se a carta de crédito para veículos ou imóveis foi realmente contemplada.

 

O que acontece em muitos golpes é que a cota do consórcio até existe, mas ainda não foi contemplada, como promete o vendedor.

 

Autorização legal

Antes de mais nada é preciso saber se a administradora de consórcio é autorizada pelo Banco Central.

 

Outro ponto que merece atenção é o contrato do consórcio, pois ele pode não prever esse tipo de transferência ou ainda conter restrições.  verifique, antes de mais nada, se a administradora envolvida está apta a fazer essa operação.

 

Também é preciso lembrar que o interessado deve apresentar alguns documentos no momento de usar a carta de crédito. Portanto, caso o comprador não esteja com tudo em mãos quando for utilizá-la, pode ter uma série de problemas.

 

Por último, mas não menos importante, é preciso ter certeza de que quem está vendendo a carta de crédito contemplada não possui pendências com o grupo de consórcio. Uma vez que as parcelas em atraso podem gerar multas e até mesmo impedir a liberação da carta de crédito ou ainda causar o desligamento do consorciado, em casos extremos.

 

 

 

Como funciona o Consórcio Jockey

Afinal, você sabe como funciona um consórcio? Antes de se interessar pela compra de uma carta de crédito contemplada, é importante entender tudo o que envolve esse sistema.

 

O consórcio é uma modalidade que está ganhando cada vez mais adeptos e isso se deve, em grande parte, às inúmeras vantagens desse sistema, entre elas, a não cobrança de taxa de juros, o que acontece nos financiamentos bancários.

 

Além disso, o Consórcio Jockey disponibiliza grupos dos mais variados perfis, com valor total da carta de crédito e de parcelas que cabem no orçamento de todos os clientes. Ou seja, é a oportunidade de comprar aquele bem tão desejado sem entrar no vermelho.

 

Entretanto, engana-se quem pensa que é preciso esperar ser sorteado para adquirir o bem que tanto sonhou. Nessa modalidade, o consorciado pode fazer uma oferta de lance para ser contemplado mais rapidamente.

 

Existem três tipos de lances que são aceitos nos consórcios: os lances livres, os lances embutidos e os lances fixos.

 

Cada um deles possui uma lógica de funcionamento e é preciso procurar a administradora antes de ofertar um lance durante a assembléia.

 

Para oferecer o lance fixo é preciso saber qual a quantia proporcional ao montante total da carta de crédito foi predeterminado pela administradora. Dessa maneira, todos os participantes conseguem saber o valor do lance a ser dado de forma antecipada.

 

No lance livre os valores não são determinados antecipadamente. Portanto, o consorciado pode oferecer qualquer quantia em relação ao valor que precisa ser quitado.  Será vencedor o participante que ofertar o maior percentual sobre o crédito, obedecendo ao limite máximo permitido pelo grupo.

 

No lance embutido uma parte do valor da carta de crédito é oferecida para tentar antecipar a contemplação. Esse é o tipo de lance em que o consorciado não precisa ter o dinheiro em mãos. Sendo assim, ao ser contemplado, ele utiliza parte do valor da carta de crédito para pagar o lance e com o saldo restante ele compra o bem.

 

A grande vantagem é que no Consórcio Jockey você paga uma parcela mensal bem menor do que nos financiamentos tradicionais.

 

Outro ponto que merece atenção é que, apesar da cobrança da taxa administrativa, o valor da parcela continua sendo menor do que em financiamentos, o que torna esse investimento prático e seguro.

 

Ou seja, o consórcio é ideal para quem não tem pressa e quer adquirir um bem com planejamento.

 

Podemos dizer que o Consórcio Jockey é perfeito para quem é disciplinado, sabe investir, não tem pressa e tem planejamento!

 

Entre as principais vantagens do Consórcio Jockey estão:

  • Planos sem cobrança de juros
  • Você escolhe o prazo de pagamento
  • Liberdade de escolha do bem
  • Entrega garantida
  • Seguro de Vida em grupo

 

 

Por que escolher o Consórcio Jockey

Se você está em busca de um consórcio para comprar um veículo, caminhão ou imóvel então precisa conhecer o Consórcio Jockey.

 

O Consórcio Jockey possui anos de tradição e atua no segmento de consórcio em todo território nacional. Comercializamos cotas de imóveis, pesados e veículos e contamos com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para atender nossos clientes com excelência.

 

Nesses 55 anos de atividades no cooperativismo, sempre atuamos com parceria e compromisso. Nosso objetivo é garantir segurança e satisfação aos consorciados, prestando serviços de qualidade.

 

Não perca mais tempo. Essa é a sua chance de realizar o sonho da sua família sem precisar entrar no vermelho.

 

Agora que você já sabe como funciona a compra de carta de crédito contemplada em um consórcio, precisa estar atento caso alguém lhe ofereça. Para saber mais sobre a modalidade e escolher a melhor opção para você, entre em contato com o Consórcio Jockey.