Blog
Blog > 6 vantagens do consórcio para caminhões

6 vantagens do consórcio para caminhões

6 vantagens do consórcio para caminhões

Os veículos pesados são de extrema importância no Brasil, porém eles não costumam ter um preço muito acessível.

Sendo assim, o consórcio para caminhões pode ser uma ótima opção para os caminhoneiros que desejam comprar um veículo pesado zero quilômetro ou para aqueles que pretendem trocar o seu bem por um mais novo.

Nesse caso, o consórcio funciona como uma poupança conjunta a longo prazo, em que cada interessado faz contribuições mensais por um período pré determinado. A cada mês, um ou mais consorciados são sorteados e recebem a carta de crédito.

Como funciona o consórcio de caminhões

De forma simples, o consórcio de caminhões e veículos pesados possuem regras parecidas com as de qualquer outro consórcio. Basta escolher a administradora, que é a responsável por reunir os indivíduos com interesses em comum, e então iniciar o processo.

Todos os participantes realizam o pagamento de parcelas mensais e concorrem igualmente nos sorteios. Caso seja contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito para comprar o veículo de sua preferência.

Vantagens do consórcio para caminhões

Se você ficou interessado em saber quais os benefícios de fazer um consórcio, na hora de comprar um caminhão, então confira a lista que preparamos.

  1. Não há taxa de adesão/entrada no consórcio: diferente do que ocorre nos financiamentos, o consórcio de caminhões não exige taxa de adesão ou entrada. O participante precisa apenas pagar as parcelas mensais, conforme estipulado em contrato. Isso acaba facilitando a vida dos caminhoneiros, uma vez que não precisam guardar uma alta quantia para dar entrada ao processo.
  2. O consórcio não possui taxa de juros: como o consórcio não é considerado um empréstimo, então não há cobrança de juros sobre as parcelas. A administradora não age como uma instituição financeira, pois ela apenas faz o gerenciamento do grupo. A única despesa que o consorciado deve pagar, fora as parcelas, é a taxa de administração, que não costuma ser muito elevada.
  3. Prazos maiores e prestações menores: como não há cobrança de juros, o valor das parcelas acaba sendo mais barato. Além disso, você pode dividir o valor da cota no tempo que achar necessário. Caso seja contemplado antes do final do pagamento, consegue utilizar o caminhão para produzir mais e ir pagando as parcelas do consórcio.
  4. Maior flexibilidade de escolha: quando o participante é contemplado, ele não precisa escolher o modelo pelo qual tinha interesse no início do consórcio. Ele pode comprar qualquer outro bem que esteja dentro do mesmo segmento. De acordo com a resolução do Banco Central, quem entrou em um consórcio de caminhão pode usar a carta de crédito para adquirir um caminhão ou ainda caminhonetes, carros, motos e barcos novos e seminovos, uma vez que todos esses são considerados bens móveis e pertencentes à mesma categoria.
  5. Possibilidade de antecipação: a contemplação ocorre através de sorteios mensais e todos os participantes possuem chances iguais de serem beneficiados. Porém, existe a possibilidade de dar lances para acelerar o processo daqueles que desejam receber a carta de crédito antes.
  6. Menos exigências e burocracias: diferentemente do que ocorre com os bancos e instituições financeiras, que exigem uma lista enorme de documentos para liberar o empréstimo, a administradora de um consórcio costuma simplificar o processo, pedindo apenas a documentação básica, que passa por uma análise mais profunda no ato da contemplação.

Por que escolher o Jockey Consórcio

O Jockey Consórcio possui anos de tradição e atua no segmento de consórcio em todo território nacional. Comercializamos cotas de imóveis, pesados e veículos e contamos com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para atender nossos clientes com excelência.

Nesses 55 anos de atividades no cooperativismo, sempre atuamos com parceria e compromisso. Nosso objetivo é garantir segurança e satisfação aos consorciados, prestando serviços de qualidade.