Blog
Blog > O valor da prestação do consórcio pode mudar?

O valor da prestação do consórcio pode mudar?

O valor da prestação do consórcio pode mudar?

Uma dúvida muito comum quando o assunto é consórcio é sobre o valor da prestação. Afinal, ela pode mudar com o passar do tempo?

A resposta é sim! E essa alteração pode ser tanto para um valor maior quanto para um valor menor. E isso acontece para garantir o seu poder de compra do bem quando for contemplado.

Quando o crédito é atualizado, a prestação do consórcio também sofre alteração. Por exemplo, caso o crédito tenha uma atualização de 5%, as parcelas do consórcio também aumentarão 5%. O percentual da atualização pode variar de acordo com os critérios estabelecidos em contrato, podendo ser, por exemplo, um índice de preço (correção anual) ou o valor sugerido pela montadora ou fabricante (correção realizada sempre que os valores são alterados).

Mesmo que você seja contemplado poucos meses após iniciar o consórcio, a carta de crédito que receberá já estará atualizada. Caso o índice de preço seja negativo ou o valor do bem diminua, a parcela do consórcio também deve cair.

E se eu já fui contemplado?

Independentemente de já ter sido contemplado ou não, a prestação do consórcio continuará sendo atualizada, seja para mais ou para menos. E isso acontece para que todos os participantes tenham a mesma oportunidade, de adquirir um bem ou contratar um serviço.

É importante, antes de aderir a um consórcio, que você leia atentamente todas as cláusulas do contrato e tire as dúvidas com a administradora. Como não há uma regra que fixe um índice determinado para cada setor, o critério de reajuste é definido para cada grupo, que deve estar ciente no momento da adesão.

No contrato, é necessário que fique claro a periodicidade dos reajustes, vinculado a um determinado índice ou à divulgação de novas tabelas de preços.

Como funciona um consórcio?

O consórcio é composto por um grupo de pessoas com um objetivo em comum, seja ele, por exemplo, a compra de um imóvel, de um carro ou de um caminhão.

Cada participante do consórcio paga uma parcela mensal, que se somadas a todas as outras, constituirão o saldo do caixa a cada período. Através de um sorteio, que acontece todos os meses, um consorciado é contemplado e recebe a carta de crédito atualizada para adquirir o tão sonhado bem.

Em alguns casos, é possível realizar lances (adiantando um determinado valor de suas parcelas futuras) para conseguir ser contemplado. Geralmente, vence quem der o maior lance naquele mês. Essa é uma ótima alternativa para quem dispõe de um capital e quer agilizar o recebimento da carta de crédito.

Por que escolher o Jockey Consórcio

O Jockey Consórcio possui anos de tradição e atua no segmento de consórcio em todo território nacional. Comercializamos cotas de imóveis, pesados e veículos e contamos com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para atender nossos clientes com excelência.

Nesses 55 anos de atividades no cooperativismo, sempre atuamos com parceria e compromisso. Nosso objetivo é garantir segurança e satisfação aos consorciados, prestando serviços de qualidade.