Blog
Blog > Posso usar o FGTS para pagar o consórcio de imóveis?

Posso usar o FGTS para pagar o consórcio de imóveis?

Posso usar o FGTS para pagar o consórcio de imóveis?

A utilização do FGTS para compra do imóvel também é permitida nos consórcios imobiliários, de forma similar a dos financiamentos de imóveis tradicionais, desde que se enquadrem nas regras do fundo. Ou seja, os imóveis devem ser residenciais, concluídos ou em construção, devidamente regularizados e respeitando o valor máximo de acordo com o Estado (900 mil reais em São Paulo, Rio de Janeiro. Minas Gerais e Distrito Federal; e 800 mil reais para os demais estados).

Para isso, o primeiro passo é que a Administradora de Consórcio, empresa responsável pela formação e gestão dos grupos, seja devidamente autorizada a operar pelo Banco Central.

Já do lado do trabalhador os requisitos para utilizar recursos do fundo também permanecem os mesmos. São eles:

  • Ter 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;
  • Não ser titular de financiamento ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional
  • Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado: no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma região metropolitana, nem no mesmo município de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma região metropolitana
  • Importante: a cota de consórcio deve estar no nome do trabalhador que irá utilizar o FGTS.

As possibilidades de utilização do FGTS nos consórcios imobiliários são as seguintes:

1. Como “lance” para obtenção da carta de crédito
2. Para complementar o valor na compra de imóveis com preço superior ao da carta de crédito
3. Para amortizar ou quitar o saldo devedor do consórcio após a compra do imóvel
4. Para pagamento de parte do valor das prestações (após a compra do imóvel). Nessa modalidade é possível pagar até 80% do valor de 12 prestações, incluindo, no máximo, três em atraso.

Com o Consórcio Jockey você consegue!

O Consórcio Jockey possui anos de tradição e atua no segmento de consórcio em todo território nacional. Comercializamos cotas de imóveis, pesados e veículos e contamos com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para atender nossos clientes com excelência.

 

Nesses 55 anos de atividades no cooperativismo, sempre atuamos com parceria e compromisso. Nosso objetivo é garantir segurança e satisfação aos consorciados, prestando serviços de qualidade.

 

Entre em contato com o Consórcio Jockey agora mesmo para saber qual o melhor consórcio para você.