Blog
Blog > Quem pode participar de um consórcio?

Quem pode participar de um consórcio?

Quem pode participar de um consórcio?

O consórcio, seja ele de carros, imóveis ou caminhões, tem sido uma solução para milhares de pessoas que sonham em adquirir um bem material, porém não têm dinheiro para dar uma entrada.

 

Mas será que todo mundo pode participar de um consórcio? Não há regras? É sobre isso que vamos falar agora.

 

Bem, existem sim algumas regras para quem deseja fazer parte de um grupo de consórcio, justamente para garantir a segurança de todos os consorciados, comprovando a responsabilidade e a capacidade de cumprir com as obrigações de cada um.

 

Sendo assim, para entrar em um consórcio é preciso:

 

  • Ter mais de 18 anos: isso porque apenas as pessoas maiores de idade podem firmar um contrato. Até mesmo os idosos podem participar de um consórcio e realizar o sonho da casa própria ou ainda de ampliar os seus negócios sem precisar pagar altos juros dos financiamentos.
  • Nome limpo: apesar de um participante poder entrar no consórcio com nome sujo, dependendo da política de cada administradora, no momento de oferecer a carta de crédito ela então fará a pesquisa de inadimplência, sendo necessário que a dívida já esteja paga.

Como encontrar as melhores condições

Caso você esteja interessado em entrar para um consórcio e já cumpre com os primeiros requisitos, então chegou a hora de procurar por aquele que mais supre a sua necessidade.

 

É importante, neste momento:

  • Encontrar uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil;
  • Buscar informações sobre a reputação da empresa;
  • Pesquisar quais administradoras oferecem os melhores planos para o seu bolso.

 

Você precisa estar atento para que as parcelas não comprometam a sua saúde financeira, uma vez que o não pagamento delas implicará na impossibilidade de retirar a carta de crédito.

 

Quanto tempo dura o grupo de consorciados?

O grupo de consórcio é formalmente criado na data da primeira Assembleia Geral Ordinária, que é quando a administradora realiza a distribuição dos créditos para a compra de bens ou serviços, além de fazer a comunicação de informações gerais sobre o andamento do grupo.

Podemos dizer que a duração do grupo vai depender do período de tempo que o consorciado possui para o pagamento do crédito que ele contratou. Esse prazo deve estar fixado em contrato.

 

Quando ocorre a contemplação?

A contemplação é quando o consorciado recebe o crédito contratado para a compra do bem ou serviço. Existem dois tipos de contemplação:

  • Por sorteio: quando o consorciado é literalmente sorteado. Todos aqueles que estão em dia com os pagamentos das parcelas têm as mesmas chances de serem sorteados.
  • Por lance: quando o consorciado oferece lance para conseguir receber o crédito. Cada contrato possui os critérios para oferta e desempate de lances.

Por que escolher Consórcio Jockey

O Consórcio Jockey possui anos de tradição e atua no segmento de consórcio em todo território nacional. Comercializamos cotas de imóveis, pesados e veículos e contamos com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para atender nossos clientes com excelência.

 

Nesses 55 anos de atividades no cooperativismo, sempre atuamos com parceria e compromisso. Nosso objetivo é garantir segurança e satisfação aos consorciados, prestando serviços de qualidade.

 

Entre em contato com o Consórcio Jockey agora mesmo para saber qual o melhor consórcio para você http://consorciojockey.com.br